Contextualização:  

O DTx procura um investigador para integrar o seu grupo Data & Application Engineer (DAE), no âmbito do projeto “R2UTechnologies – Modular Systems” (no C644876810- 00000019), financiado pela Business Innovation – Innovation Pact, no âmbito da chamada no 02/C05-i01/2022 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. O Pacto de Inovação “R2UTechnologies – Modular system” visa concretizar o desenvolvimento e industrialização em solo português do conceito industrial disruptivo da construção modular. Este conceito inovador responderá às crescentes necessidades do mercado global e aos novos desafios que o setor enfrenta atualmente, nomeadamente nas áreas do design, sustentabilidade, personalização, construção inteligente e proteção ambiental. Permitirá a criação de um novo cluster industrial e intensivo em capital, capaz de posicionar o país como fornecedor de referência global desta nova solução para o setor da construção. Focado no segmento da habitação, residências universitárias, hotelaria e saúde, este Pacto de Inovação visa melhorar a vida das pessoas com as propostas de construção modular mais sofisticadas e responsáveis, promovendo a transição do paradigma industrial português da construção tradicional para a construção modular, com uma transição de processos intensos em trabalho e onerosos para processos intensos em conhecimento e eficientes, associada à capacitação de processos e produtos industriais para se tornar um fornecedor mundial em toda a cadeia de valor deste novo paradigma construtivo.  

Perfil do candidato: 

O DTx procura um arquiteto de software experiente para integrar no Grupo Data & Application Engineer (DAE). Como arquiteto de software, terá a responsabilidade na elaboração de sistemas de informação, e na produção de projetos inovadores. 

O candidato deverá estar confortável com a análise de soluções de software e apresentar forte conhecimento de múltiplas arquiteturas e boas práticas de programação. O candidato deve ser também, capaz de analisar e fazer recomendações de melhoria à equipa de desenvolvimento de software adotando metodologias de acordo com as restrições do domínio de aplicação e tecnológicas. 

Qualificações e Requisitos: 

  • Qualificação Superior em Engenharia Informática, Engenharia de Software, Ciências de Computação ou áreas similares; 
  • Experiência como arquiteto de software e desenvolvimento (pelo menos 6 anos), preferencialmente com certificação; 
  • Experiência em desenhar e implementar arquiteturas de componentes/serviços distribuídos e de várias camadas; 
  • Profundo conhecimento na integração de serviços (ex: SOAP, RESTful, WebSockets, MQTT); 
  • Experiência em preparar e documentar e avaliar soluções de software escaláveis; 
  • Experiência em infraestruturas IT e desenvolvimento Cloud; 
  • Integrações de sistemas e bases de dados (SQL e NoSQL); 
  • Serão valorizadas experiências com outras tecnologias (ex: Siebel, Tibco, Salesforce) que não as descritas acima.  

Como investigador do grupo de DAE, irás: 

  • Definir arquiteturas de soluções de acordo as normas informáticas existentes; 
  • Documentar e especificar o desenho técnico do projeto de desenvolvimento de software; 
  • Liderar o processo de integração de sistemas e da pilha tecnológica, orientando a equipa no uso das melhores práticas de desenho e desenvolvimento de software; 
  • Colaborar com os elementos da equipa a fim de contribuir para o desenvolvimento da solução de software requisitada; 
  • Colaborar com equipas multifuncionais; 
  • Garantir que o código do software atenda aos padrões de qualidade, incluindo: desempenho, segurança e confiabilidade. 

Competências essenciais: 

  • Capacidade analítica e problem-solving; 
  • Motivação em aprender e aplicar tecnologias sobre as quais não tem experiência (novas ou legacy); 
  • Capacidade de inovação e progressão constante; 
  • Autonomia, rigor, responsabilidade e consciência da importância da qualidade no âmbito do desenvolvimento de software; 
  • Boa capacidade de comunicação e apresentação oral e escrita em português e/ou inglês; 
  • Capacidade de análise e estruturação da informação de modo a ser partilhada e comunicada aos restante interlocutores e equipas de desenvolvimento.

Sobre o DTx: O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.  

O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; DSTgroup; Aernnova Portugal; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; NOS; Primavera; Simoldes; TMG Automotive; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o CCG – Centro de Computação Gráfica e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros. 

Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos. 

Candidatura: Envio de CV e Certificados de Habilitações para recrutamento@dtx-colab.pt, com a seguinte referência no assunto: DTx/75/2023.