Contextualização:
O DTx procura um especialista em Ciências da Computação para integrar a equipa de investigação do projeto “SIFA – Sistema Inteligente de Fabrico Aditivo”, POCI-01-0247-FEDER-047108, que tem um investimento total de € 2.999.176,37, financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, amparado pela FEDER, nos termos do edital de submissão de candidaturas a projetos em Co-Promoção nº. 17 / SI / 2019 da ANI. O Projeto SIFA visa desenvolver a próxima geração de tecnologias inteligentes que servirão de suporte aos processos de Fabricação de Aditiva.
Responsabilidades:
- Realizar a recolha e caracterização de dados de manufatura aditiva (por exemplo, parâmetros de operação, dimensões de peças, etc.);
- Implementar algoritmos preditivos para ajuste e otimização de parâmetros operacionais;
- Identificar oportunidades de captura de valor para futuros trabalhos de pesquisa;
- Produzir relatórios técnicos.
Requisitos:
- Mestrado em Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou Computação Gráfica;
- Amplas bases em teoria e algoritmos de visão computacional;
- Experiência em desenvolvimento de software (por exemplo, C++, Python, Keras, TensorFlow, OpenCV);
- Experiência em calibração de câmaras e processamento de imagem;
- Vantagem para familiaridade com novas e bem estabelecidas técnicas de machine learning e deep learning (por exemplo, CNNs, árvores de decisão);
- Disponibilidade para visitar fábricas e capacidade para entender e comunicar com o pessoal de fabricação para definir claramente os requisitos do projeto;
- Ser capaz de alternar eficientemente entre projetos e/ou trabalhar em vários projetos em paralelo.
- Mentalidade orientada para a investigação;
- Pessoa auto-motivada, entusiasmada e detalhista, com excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal.
Sobre o DTx: O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.
O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; DSTgroup; Embraer; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; Neadvance; NOS; Primavera; Simoldes; TMG Automotive; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o CCG – Centro de Computação Gráfica e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.
Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos.
Candidatura: Envio de CV e Certificados de Habilitações para recrutamento@dtx-colab.pt, com a seguinte referência no assunto: DTx/68/2022.