Contextualização:

O DTx – Digital Transformation CoLAB um Laboratório Colaborativo (CoLAB) de referência nacional em Transformação Digital, com o propósito de impulsionar a inovação e a investigação aplicada em Portugal, anuncia a abertura de uma vaga para o cargo de Diretor Financeiro (DF). Este cargo integra-se na estrutura de liderança do CoLAB, reportando diretamente ao Presidente da Direção Executiva e colaborando estreitamente com o CEO e os Vice-Presidentes (VPs) para o fortalecimento e crescimento sustentável da instituição.

 

Missão:

O Diretor Financeiro será responsável por conceber e propor ao órgão Direção Executiva a estratégia financeira do CoLAB, assegurando a sua implementação e operacionalização. Esta deverá visar a sustentabilidade financeira do CoLAB, contribuindo para o cumprimento dos objetivos estratégicos, através da gestão eficiente dos recursos financeiros, cumprimento dos requisitos legais, gestão e reporte contabilístico, controlo de custos, e reporte financeiro preciso.

 

Principais Responsabilidades:

– Desenvolvimento e implementação de estratégias financeiras alinhadas com os objetivos estratégicos do CoLAB.

– Controlo e otimização de custos, bem como identificação de oportunidades de melhoria financeira.

– Interação com Entidades Financiadoras no contexto de projectos de I&D financiados por fundos públicos, incluindo preparação e submissão de pedidos de pagamento.

– Elaboração de relatórios financeiros precisos e oportunos, garantindo a transparência e conformidade com as normas contabilísticas.

– Gestão das relações com instituições financeiras, auditores, e outros stakeholders relevantes.

– Aconselhamento financeiro ao órgão Direção Executiva, contribuindo para decisões estratégicas informadas.

– Coordenação da equipa Administrativa e Financeira.

 

Requisitos:

– Licenciatura pré-Bolonha / Licenciatura Bolonha + Mestrado em Finanças, Contabilidade, Economia, Gestão ou áreas afins.

– Experiência profissional comprovada em funções de gestão financeira, preferencialmente em contextos de inovação e investigação, no mínimo de 10 anos.

– Fortes competências analíticas e de resolução de problemas.

– Excelentes competências de comunicação e capacidade para trabalhar eficazmente em equipa.

– Domínio de ferramentas financeiras e de reporte, assim como conhecimento das normas contabilísticas relevantes.

– Fluência em Português e Inglês, falado e escrito.

 

Oferecemos:

– Integração numa equipa dinâmica e inovadora, com um ambiente de trabalho pleno de espírito de equipa e colaboração.

– Oportunidade de contribuir para o crescimento da instituição e para o desenvolvimento de projetos de impacto nacional na área da transformação digital.

– Remuneração competitiva, ajustada à experiência e qualificações do candidato.

 

Sobre o DTx:

O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.

O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Aernnova Évora; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; Cegid; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; DSTgroup; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; NOS; Simoldes; TMG Automotive; SIBS; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o Instituto CCG/ZGDV e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos.

 

Candidatura: Envio de CV, Certificados de Habilitações e outros documentos relevantes para recrutamento@dtx-colab.pt, com a seguinte referência no assunto: DTx/06/2024.