Contextualização:

O DTx procura um(a) doutorado(a) em Engenharia de Materiais, Polímeros ou áreas afins, tais como Engenharia Eletrónica, Biomédica ou Física, para integrar a equipa de investigação do projeto “LEIMSA – Lightweight Electronics by Injection Moulding in Seamless Architecture”, POCI-01-0247-FEDER-048378, o qual conta com um investimento total de 4.898.005,06 €, financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiado pelo FEDER, nos termos do aviso para apresentação de candidatura n.° 03/SI/2020. O projeto visa desenvolver componentes disruptivos para o interior automóvel do futuro, integrando as tecnologias IMD (In-Mold Decoration), IML (In-Mold Labeling) e IME (In-Mold Electronics) para alcançar superfícies 3D inteligentes e tácteis, com design atrativo e HMI imersivo para uma experiência verdadeiramente centrada no utilizador. O consórcio deste projeto e liderado pela Simoldes Plásticos, contando ainda com a Celoplás, Bosch, CEiiA, Universidade do Minho e DTx CoLAB como parceiros.

 

Perfil do candidato:

O DTx procura um(a) doutorado(a) em Engenharia de Materiais, Polímeros ou áreas afins para integrar a equipa de investigação do projeto “LEIMSA”. Perfis com formação em Engenharia Eletrónica, Biomédica ou Física também são aplicáveis. Experiência prévia comprovada nas áreas da eletrónica impressa e flexível, quer em termos de desenvolvimento de materiais funcionais e inteligentes, quer de processos de integração destas tecnologias (serigrafia, impressão inkjet, termoformação e injeção de polímeros) é fator preferencial.

 

Responsabilidades:

O perfil contratado será responsável por:

  • Monitorização do estado da arte e vigilância tecnológica, assim como na definição de funcionalidades, tecnologias e especificações de materiais;
  • Estudo e desenvolvimento de substratos decorados e funcionalizados com tintas condutoras, bem como das suas propriedades;
  • Integração das funcionalidades e decoração em protótipos por IMD/IML + IME;
  • Caracterização, testagem e validação dos materiais, processos e tecnologias;
  • Escrita de artigos científicos na área da eletrónica impressa, dos materiais e processos produtivos.

 

Sobre o DTx: O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.

O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; Dstgroup; Embraer; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; Neadvance; NOS; Primavera; Simoldes; TMG Automotive; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o CCG – Centro de Computação Gráfica e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos.

 

Candidatura: Envio de CV para recrutamento@dtx-colab.pt,  até ao dia  14 de junho de 2021, com a seguinte referência no assunto: DTx/27/2021.