Contextualização:

O DTx está à procura de Engenheiros de Hardware para se juntarem à equipa de Functional and Sensitive Materials (FSM) do DTx, no âmbito do projecto “BE. Neutral – Agenda de Mobilidade para a neutralidade carbónica nas cidades” (nº C644874240-00000016), financiado por Inovação Empresarial – Pacto de Inovação, no âmbito do Aviso n.º 02/C05-i01/2022 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A Agenda BE.Neutral é promovida por uma parceria entre cidades, indústria e o sistema científico e tecnológico, integrando toda a cadeia de valor do sector da mobilidade sustentável: indústria automóvel, operadores de energia, operadores de dados e comunicações e prestadores de serviços especializados. O líder da Agenda é a NOS Comunicações, que se articula com um conjunto de reputados líderes dos work packages: Caetano Bus, Simoldes Plásticos, CEiiA, Toyota Caetano, Iberica, EDP Inovação, e Siemens Portugal. Esta Agenda visa posicionar as cidades e a indústria portuguesas no futuro da mobilidade de uma nova geração de produtos e serviços orientados para a neutralidade carbónica, tendo um efeito transformador na economia, no ambiente e na sociedade.

 

Perfil do candidato:

O DTx está à procura de candidatos em Engenharia Eléctrica, Engenharia Electrónica ou áreas afins para se juntarem à equipa de Functional and Sensitive Materials do DTx. Perfis com formação em Engenharia Biomédica ou Física são também elegíveis. Experiência prévia comprovada nas áreas de electrónica impressa e flexível, principalmente em termos de concepção de hardware (imprimível ou não) e firmware é um factor preferencial. Trabalho relevante da equipa FSM pode ser consultado aqui: https://leimsa.pt/

 

Competências técnicas:

O candidato deverá ter experiência prévia em:

  • Desenho de esquemáticos eléctricos, layout e assemblagem de PCBs;
  • Altium Designer (preferencial) ou outras ferramentas semelhantes;
  • Desenho de sensores/circuitos capacitivos e resistivos;
  • Programação de microcontroladores;
  • Protocolos de comunicação;
  • Prototipagem de PCB e desenho de produto.

 

Responsabilidades:

O perfil contratado será responsável por:

  • Monitorização do estado da arte e especificações técnicas de funcionalidades e tecnologias, especialmente no que toca a sensores e actuadores (capacitivos, resistivos, …) com feedback háptico;
  • Conceção e desenvolvimento de sensores e actuadores (capacitivos, resistivos) com feedback háptico, sistemas de controlo e circuitos impressos;
  • Desenho de PCBs e integração das tecnologias em protótipos funcionais;
  • Desenvolvimento de instrumentação para sistemas de caracterização e validação funcional;
  • Escrita de artigos científicos na área da electrónica impressa.

 

Sobre o DTx: O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.

O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Aernnova Évora; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; Cegid; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; DSTgroup; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; NOS; Simoldes; TMG Automotive; SIBS; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o Instituto CCG/ZGDV e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos.

 

Candidatura: Envio do CV e do(s) Certificado(s) de Grau(s) para o endereço recrutamento@dtx-colab.pt, indicando no assunto: DTx/91/2023.