Perfil do candidato:
O DTx procura um especialista em Computação de Alto Desempenho (HPC), altamente qualificado e experiente, especializado na solução de problemas de Programação Linear Mista usando técnicas de computação paralela e distribuída, com experiência em computação em nuvem, para integrar o Grupo Data & Application Engineer (DAE).
Como HPC Expert, desempenhará um papel crucial na otimização do desempenho dos nossos modelos matemáticos e algoritmos complexos, aproveitando metodologias de computação paralela e distribuída, especificamente em ambientes de nuvem. Esta posição oferece uma excelente oportunidade para trabalhar com tecnologias de ponta e contribuir para o avanço de soluções de otimização em nuvem.
Responsabilidades:
– Desenvolver e implementar algoritmos paralelos e distribuídos para resolver problemas de Programação Linear Mista (MLP) de grande escala de forma eficiente e/computação evolutiva, focados em plataformas de computação em nuvem.
– Otimizar o desempenho de solucionadores de MLP e/ou soluções heurísticas existentes, paralelizando tarefas computacionalmente intensivas, aproveitando recursos e serviços baseados em nuvem e utilizando efetivamente tecnologias nativas de nuvem.
– Colaborar com uma equipa multifuncional de matemáticos, engenheiros de software e especialistas de domínio para analisar requisitos e projetar algoritmos paralelos eficientes que abordam desafios de negócios específicos em ambientes de nuvem.
– Realizar detalhadas análises de performance e benchmarking, ajuste de algoritmos paralelos, utilizando ferramentas de depuração para identificar estrangulamentos de forma a maximizar a utilização efetiva dos recursos em nuvem.
– Manter-se a par dos últimos avanços em tecnologias de computação paralela e distribuída, arquiteturas HPC, plataformas de computação em nuvem (como Amazon Web Services, Microsoft Azure ou Google Cloud) e algoritmos de otimização, avaliando sua potencial aplicabilidade para melhorar as metodologias existentes em ambientes de nuvem.
– Utilizar estruturas e serviços nativos da nuvem, como estruturas de computação distribuída (por exemplo, Apache Spark) ou tecnologias de contentores (tais como Docker, Kubernetes), para projetar soluções de HPC escalonáveis e resilientes.
– Participar em revisões de código, contribuir para o desenvolvimento de melhores práticas e garantir a produção de código de alta qualidade, escalável e de fácil manutenção em ambientes de nuvem.
– Documentar e apresentar resultados de pesquisas, análises de desempenho e técnicas de otimização, abordando especificamente os aspectos de computação em nuvem, tanto para partes interessadas técnicas quanto não técnicas.
– Fornecer orientação técnica e orientação aos membros da equipe júnior, promovendo a partilha de conhecimento e promovendo um ambiente de trabalho colaborativo no contexto de HPC baseado em nuvem.
Requisitos:
– Mestrado ou Doutoramento em Ciência da Computação, Matemática Aplicada ou áreas afins com forte ênfase em computação paralela e distribuída.
– Vasta experiência (2+ anos) no desenvolvimento de algoritmos paralelos e implementação de soluções de computação paralela e distribuída para problemas de otimização de larga escala, preferencialmente no contexto de Programação Linear Mista.
– Proficiente em linguagens de programação comumente usadas em HPC, como C/C++, Fortran e/ou Python, com experiência comprovada na otimização de código para desempenho em ambientes de nuvem.
– Forte compreensão de arquiteturas de computação paralela, incluindo sistemas de memória partilhada e memória distribuída, interfaces de troca de mensagens (por exemplo, MPI), computação de GPU e plataformas de computação em nuvem.
– Sólida formação matemática e familiaridade com técnicas de otimização, especialmente no domínio da Programação Linear Mista.
– Experiência com plataformas de computação em nuvem, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure ou Google Cloud Platform (GCP), incluindo conhecimento de serviços nativos da nuvem, estruturas de computação distribuída e tecnologias de contentores.
– Histórico comprovado de fornecimento de soluções de software eficientes, escaláveis e de alta qualidade em um ambiente de equipe colaborativa, visando especificamente implantações em nuvem.
– Excelentes habilidades analíticas e de resolução de problemas, com a capacidade de identificar e resolver estrangulamentos de desempenho em fluxos de trabalho computacionais complexos em ambientes de nuvem.
– Fortes capacidades de comunicação, tanto verbal quanto escrita, com capacidade de transmitir conceitos técnicos de forma eficaz para diversos públicos.
Se é um especialista em HPC qualificado, apaixonado por resolver problemas complexos de otimização e possui uma sólida experiência em computação paralela e distribuída, especificamente em ambientes de nuvem, convidamo-lo a candidatar-se a esta posição desafiadora e recompensadora. Junte-se à nossa equipa dinâmica e contribua para avanços inovadores no campo, aproveitando o poder da computação em nuvem.
Capacidades essenciais:
- Capacidade analítica e de resolução de problemas;
- Motivação para aprender e aplicar tecnologias nas quais não tem experiência (novas ou herdadas);
- Capacidade de inovação e progressão constante;
- Autonomia, rigor, responsabilidade e consciência da importância da qualidade no desenvolvimento de software;
- Boa capacidade de comunicação e apresentação verbal e escrita em português e/ou inglês;
- Capacidade de analisar e estruturar informações a serem compartilhadas e comunicadas a partes interessadas e equipas de desenvolvimento
Sobre o DTx: O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx é uma entidade que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas a transformação digital.
O DTx é constituído pelos seguintes membros associados: Accenture; Bosch Car Multimedia; Cachapuz-Bilanciai; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; Celoplás; DSTgroup; Embraer; IKEA; INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; Mobileum; NOS; Primavera; Simoldes; TMG Automotive; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Évora; Universidade do Minho; e por dois membros afiliados o CCG – Centro de Computação Gráfica e o PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.
Com o objetivo de ser um player de referência na transformação digital, o DTx centra a sua investigação na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com vista a contribuir para a criação da próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos.
Candidatura: Envio de CV e Certificados de Habilitações para recrutamento@dtx-colab.pt, com a seguinte referência no assunto: DTx/88/2023.