O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx, é uma associação privada sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital.

O DTx é constituído pelos 17 membros associados seguintes:

Três universidades: Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora e Universidade do Minho;

Um laboratório internacional: INL;

Um centro de engenharia e inovação: CEiiA;

Doze empresas: Accenture, Bosch, Cachapuz, Celoplás, Embraer, IKEA, Neadvance, NOS, Primavera, Simoldes, TMG Automotive e WeDo;

Integram ainda o DTx duas unidades de interface, com o estatuto de membros afiliados: CCG e PIEP.

As atividades do DTx serão desenvolvidas nos seus três polos: Minho (Braga – Guimarães), Matosinhos e Évora.

Objetivos

O DTx possui como principais objetivos:

Novas abordagens holísticas nos sistemas ciber-físicos (cps)

Criar, estudar e implementar novas abordagens holísticas na conceção e no desenvolvimento de sistemas ciber-físicos (CPS), capazes de integrar perspetivas transdisciplinares (pensamento de engenharia de sistemas), combinadas com pensamento criativo (design thinking), complexidade e multidisciplinariedade de conhecimentos, na promoção da inovação aberta e da sustentabilidade na criação de produtos, serviços e interfaces em tecnologias ciber-físicas.

Novos métodos de avaliação da criação de valor

Desenvolver novos métodos de avaliação da criação de valor para os diversos agentes envolvidos, decorrentes da adoção de sistemas ciber-físicos.

Avaliar os impactos económicos, sociais e jurídicos

Avaliar os impactos económicos, sociais e jurídicos decorrentes dos processos de transformação digital nos domínios industrial e organizacional.

Avaliar a eficácia da ecologia digital

Desenvolver métodos e técnicas para a avaliação da eficácia dos comportamentos e culturas organizacionais numa ecologia digital guiada por CPS, distinguindo os níveis indivíduo, organização e interorganizações.

Promover a cooperação entre a academia e a indústria

Promover a cooperação entre a academia e a indústria no âmbito de processos de investigação aplicada sobre a transformação digital da indústria e da sociedade.