O DTx trabalha na interseção dos domínios físico, digital e cibernético, com o objetivo de criar a próxima geração de sistemas ciber-físicos evoluídos, que seja capaz de esbater a fronteira entre o mundo real e o mundo virtual.

A integração vertical (eixo digital) é a interseção entre os domínios físico e digital, que representa a interconexão das coisas físicas com a Internet e requer a articulação inteligente e a digitalização das unidades de negócios.

A integração horizontal (eixo cibernético) é a interseção entre os domínios digital e cibernético, representando a interconexão de sistemas em cadeias de valor. A integração horizontal entre as organizações é importante para obter a criação de valor agregado, enriquecendo assim o ciclo de vida do produto com um sistema de informações, de gestão financeira e de fluxo de material, eficientes.

A integração horizontal e vertical permite uma partilha de dados em tempo real, maior produtividade na alocação de recursos, unidades de negócios mais funcionais e um planeamento também mais preciso. A integração seamless (eixo físico) é a interseção entre os domínios cibernético e físico, representando a interconexão dos gémeos virtuais (digital twins) com coisas físicas.

Sistemas Ciber-Físicos Evolutivos