O DTx é o coordenador da iniciativa “Somos Tod@s Digitais”, promovida pelo INCoDe.2030, com o objetivo de apoiar a população portuguesa com menos competências digitais a lidar com as situações de isolamento social, no contexto da pandemia Covid-19.
O projeto, lançado no dia 7 de abril, disponibiliza a linha de telefone gratuita (800 100 555) “Somos Tod@s Digitais”, em funcionamento todos os dias, entre as 12h00 e as 20h00. Do outro lado da linha estará um grupo de voluntários, constituído por 30 alunos e 15 docentes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que responderá a perguntas e dará apoio digital.
Paralelamente, no site www.somostodosdigitais.pt estão disponíveis pequenos tutoriais explicativos sobre a utilização de aplicações como o Skype, WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e está a ser desenvolvida uma campanha publicitária para a TV, Rádio e Digital que contará com a colaboração de influenciadores.
O objetivo é conseguir sensibilizar todos para uma causa essencial, num tempo de incerteza e dificuldades maiores.
Em entrevista ao SAPO TEK, António M. Cunha, presidente do DTx, explica que “a iniciativa é simples, e de objetivos simples e simplistas, mas importante para quem encontra barreiras significativas, seja em questões de lazer – como se ligam a uma rede social, enviam fotografias, mas também de trabalho, num site de administração pública ou finanças”. O presidente do CoLab afirmou ainda que estas são “questões técnicas simples e básicas para quem tem literacia digital, mas que podem ser um grande obstáculo para quem não tem competências nesta área”.
O projeto promovido pelo INCoDe.2030 conta com o apoio da operadora NOS para a execução da linha de apoio que será supervisionada pelo DTx e pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/FCCN).
Saiba mais sobre esta iniciativa aqui: www.somostodosdigitais.pt
Leia, também, a entrevista de António M. Cunha, presidente do DTx, ao SAPO TEK: