Projetos Prospetivos

Neste contexto, o DTx está a desenvolver quatro projetos prospetivos (PP), que consubstanciam um pilar de investigação institucional aberta, multidisciplinar e integrada. Estes PP têm objetivos bem definidos para um horizonte temporal de cinco anos.

Projetos Específicos

Estão igualmente em curso projetos específicos (PE), com vista a desenvolver produtos-serviços e/ou processos propostos pelos associados empresariais do DTx, de forma a dar resposta a alguns dos seus desafios de mercado, competitividade e sustentabilidade.

Os resultados alcançados nos PP poderão ser, caso seja pertinente, aplicados nos PE, permitindo fazer uma ponte entre a investigação estratégica do Colab e as necessidades aplicacionais dos seus associados. Neste momento, estão em curso ou em fase de arranque dez PE, envolvendo consórcios internos entre associados com diferentes geometrias. O plano de execução destes projetos encontra-se definido para um horizonte temporal que poderá ir até três anos.

Projetos Diretos

Está prevista também a implementação de projetos de desenvolvimento diretos (PD), na forma do fornecimento de soluções produtos-serviços aos associados empresariais do DTx, por sua solicitação direta, ou a outras empresas, que serão realizados num contexto orçamental próprio, não apoiado pelo financiamento-base do DTx.

Projetos Competitivos

Finalmente, fará parte da estratégia de I&I do DTx a candidatura a programas nacionais ou europeus, através de concursos competitivos (PT2020, H2020, etc.). Em particular, a participação em projetos internacionais é vista como essencial para o DTx, com as mais-valias que podem advir para o conjunto dos seus associados dessa envolvente internacional com parceiros de excelência estrangeiros.